Robert Spencer, 2.º Conde de Sunderland (5 de setembro de 1641 – 28 de setembro de 1702) foi um nobre e político inglês da família Spencer. Um estadista habilidoso e talentoso, seu temperamento cáustico e crença na monarquia absoluta fizeram dele numerosos inimigos. Ele foi forçado a fugir da Inglaterra em 1688, mas depois se estabeleceu com o novo regime após a Revolução Gloriosa daquele ano. Posteriormente, assumiu um papel mais desinteressado como conselheiro da Coroa, buscando nem cargo nem favor. Não demonstrou lealdade partidária, mas era dedicado aos interesses de seu país, como ele os via. Pelos padrões notoriamente frouxos da Corte da Restauração, sua vida privada era notavelmente livre de escândalos, o que lhe rendeu favores no estado mais sóbrio pós-Revolução.
Robert Spencer nasceu em Paris em 1641. Seu pai era Henry Spencer, 1.º Conde de Sunderland, que foi morto na Primeira Batalha de Newbury, e sua mãe era Lady Dorothy Sidney, filha de Robert Sidney, 2.º Conde de Leicester. Aos três anos, herdou as dignidades de seu pai, tornando-se Barão de Wormleighton e Conde de Sunderland. Lady Sunderland o educou após a morte de seu pai, contratando primeiro um tutor calvinista para ele, Dr. Thomas Pierce, e depois o enviando para a Christ Church, Oxford. Depois de deixar a escola, ele se juntou ao Exército Inglês, ascendendo ao posto de capitão no Regimento de Cavalaria do Príncipe Rupert. Em 10 de junho de 1665, casou-se com Lady Anne Digby. Ela era filha do 2.º Conde de Bristol e morreu em 1715. Sunderland então serviu sucessivamente como embaixador em Madrid (1671–1672), Paris (1672–1673) e nas Províncias Unidas (1673). Ele foi Cavalheiro do Quarto de 1673 a 1679, antes de ser investido como Conselheiro Privado e nomeado Secretário de Estado para o Departamento do Norte em 1679. Ao mesmo tempo, serviu como Embaixador Extraordinário em Paris.
Suas habilidades políticas e caráter enérgico rapidamente o marcaram como um homem em ascensão: até mesmo Bispo Burnet, que não gostava dele, elogiou seu estadismo e sua "apreensão rápida e pronta, e decisão rápida de negócios". Ele foi acusado por alguns de buscar e se apegar ao cargo simplesmente pelo salário, para sustentar seu estilo de vida supostamente extravagante. Apesar de sua vida irrepreensível, ele tinha uma fraqueza por jogos de azar, o que muitas vezes o envolvia em dívidas, e uma paixão por arte. Era colecionador de pinturas e fez extensas alterações em Althorp, mas sua vida privada era sóbria e ele era pessoalmente econômico.
Carreira sob Carlos II e Jaime II
A missão declarada de Sunderland era engrandecer a Inglaterra na comunidade europeia e fortalecer seus laços diplomáticos com os outros rivais do poder francês. Ele se esforçou de 1679 a 1681 para unir uma aliança contra a França, mas, além de um tratado com a Espanha em 1680, pouco resultou disso.
As relações de Sunderland com Paul Barillon, cujo longo mandato como Embaixador de Luís XIV (de 1677 a 1688) produziu muitas trocas memoráveis entre os dois, eram tênues e tensas. Quando Luís não deu a Jaime qualquer assistência contra a Rebelião de Monmouth de 1685, Sunderland disse a Barillon asperamente: "o Rei, seu senhor, pode ter planos que não posso discernir, mas espero que ele coloque as coisas em ordem deixando claro que tudo isso foi um mal-entendido". Quando Barillon protestou que o objetivo de seu senhor era "a Paz da Europa", Sunderland disse que era impossível que todos na Europa quisessem a paz ao mesmo tempo: "eu mesmo acho que durará até que um dos lados tenha uma boa razão para quebrá-la". Para evitar que Barillon ganhasse muita influência, Sunderland interceptou e vazou um despacho excepcionalmente indiscreto, onde o Embaixador se gabava de ter bloqueado um tratado anglo-holandês. Carlos II ficou previsivelmente furioso, e Barillon foi por um tempo banido da Corte. Sunderland comentou que se Barillon se comportasse assim, era "apenas justo que isso lhe fosse cobrado".
Lord Sunderland também serviu como Lord-Lieutenant de Staffordshire durante a minoridade de Lord Shrewsbury até 1681. Naquele ano, ele foi demitido por Carlos II, devido à sua oposição à sucessão do Duque de Iorque. Logo Sunderland recuperou a confiança do Rei (através da principal amante real, a Duquesa de Portsmouth). Intermitentemente, entre 1682 e 1688, serviu como Secretário de Estado para o Departamento do Sul, Lord-Lieutenant de Warwickshire e Lord Presidente do Conselho; em 1687, assinou a concessão do Rei de liberdade religiosa para a área de Brenttown (Brenton) no Condado de Prince William, Virgínia, para encorajar o assentamento de protestantes franceses. No mesmo ano, abraçou abertamente a fé romana, ao que parece, de forma insincera, e meramente para agradar ao Rei. Mais tarde naquele ano, foi feito Cavaleiro da Jarreteira.
No entanto, embora gozasse da confiança da Rainha Maria de Módena, estava claro que ele estava se sentindo cada vez mais desconfortável sob o recém-entronizado Jaime: a recepção violentamente hostil que recebeu do público quando testemunhou no Julgamento dos Sete Bispos o deixou profundamente abalado. Quando ele insistiu que Jaime abandonasse sua amante Catherine Sedley, Condessa de Dorchester, Jaime disse que não sabia que Sunderland era seu confessor e disse-lhe para cuidar de seus próprios negócios no futuro. A impopularidade de Sunderland era agora quase universal: Burnet escreveu que era "a admiração de toda a humanidade" que Jaime continuasse a empregá-lo. Ele foi finalmente demitido sumariamente em outubro de 1688, com a observação: "Você tem seu perdão; muito bem lhe faça. Espero que você seja mais fiel ao seu próximo senhor do que foi para mim."
Sunderland escapou disfarçado para Roterdã, nos Países Baixos, onde permaneceu escondido por algum tempo, antes de ser oficialmente preso e imediatamente libertado pelas autoridades holandesas. Oferecendo seus serviços ao Príncipe de Orange, mudou-se para Utrecht, onde permaneceu quieto durante os distúrbios na Inglaterra, quando Guilherme III e Maria II assumiram o trono. Depois, escreveu a Sir John Churchill, um proeminente estadista inglês, pedindo-lhe que "facilitasse as coisas para um homem na minha situação". Apesar de sua notória grosseria e mau humor, Sunderland tinha uma surpreendente capacidade de fazer amizades duradouras, e alguns de seus amigos, incluindo John Evelyn e Thomas Tenison, tinham influência com o novo regime. Sua irmã Dorothy havia se casado com George Savile, 1.º Marquês de Halifax, um conselheiro-chave de Guilherme III nos primeiros anos de seu reinado, e embora ele e Sunderland nunca tivessem sido próximos, Halifax sentiu-se obrigado, por solidariedade familiar, a fazer um apelo em favor de Sunderland. No início, Guilherme III excepcionou Sunderland do Ato de Indenização de 23 de maio de 1690, mas ele foi autorizado a retornar ao país no início do ano seguinte. Ao mesmo tempo, ele havia sido excepcionado do Instrumento de Perdão de Jaime de 1692.
Em seu retorno, Sunderland formalmente reverteu ao anglicanismo, fazendo os juramentos em abril de 1691 e reiniciou silenciosamente seus assentos na Câmara dos Lordes. Em maio, Guilherme o visitou em sua casa em Althorp, em Northamptonshire, para discutir assuntos públicos. Nos anos seguintes, o Rei o visitou frequentemente e lhe deu confiança, mas Sunderland não ousou entrar totalmente na vida pública até setembro de 1693, quando alugou uma casa na cidade. Ele aconselhou repetidamente o Rei a selecionar todos os seus ministros de um único partido político e, eventualmente, efetuou uma reconciliação entre Guilherme e sua cunhada, a posterior Rainha Ana. Ele foi um conselheiro influente, induzindo Guilherme a aceitar apenas Whigs em seu governo. Guilherme, nunca vingativo, não se incomodava com os serviços passados de Sunderland a Jaime, que deixou bem claro que Sunderland era o único homem que ele jamais perdoaria, embora tivesse feito aproximações tentativas em relação ao Rei deposto. A maioria dos servidores de Guilherme o havia traído em algum momento, e ele valorizava Sunderland por sua franqueza e capacidade de expressar verdades indesejáveis. Foi sugerido que a notória grosseria de Sunderland na verdade agradava ao Rei, que detestava lisonjas e podia ser ele mesmo distintamente rude. Uma vez, quando Guilherme disse que, embora os Whigs gostassem mais dele pessoalmente do que os Tories, os Tories eram melhores amigos da Monarquia, Sunderland respondeu astutamente: "mas deveis considerar que vós não sois o seu Monarca". Ele chegou a escrever uma carta dizendo ao Rei que, se seus Ministros não eram adequados para seu serviço, era culpa dele mesmo por não escolher homens melhores.